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quarta-feira, 3 de julho de 2013

ATIVIDADE 1 - FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA NA GESTÃO ESCOLAR

VIEIRA, ALEXANDRE THOMAZ. Funções e Papéis da Tecnologia na Gestão Escolar, PUC - SP São Paulo, 2004

Resumo:

Analisa as condições organizacionais para implementação dos sistemas de TI na escola e o que deve ser observado pelo gestor para que haja sentido na existência dessa tecnologia no ambiente pedagógico com a finalidade que a mesma seja eficiente e possa atingir os objetivos proposta sendo assim, uma aliada no trabalho da equipe da direção e coordenação pedagógicas.

2) Citações principais do texto:

“A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana. Para que tal transformação ocorra deve haver:
- Comparação: informações relativas a uma situação (...). Ou seja, busca-se entender como essas informações se relacionam com outras?
- Conseqüências: para agir em relação ao fato que nos preocupa (...). Quer dizer, é importante saber: essas informações são úteis na tomada de decisão?
- Conexões: quais as relações desse novo conhecimento com o conhecimento acumulado?
- Conversação: o que as outras pessoas pensam dessa informação? (...)”(VIEIRA, 2004, p.3)
“(...) Se pretendemos ter um ambiente com tecnologia  em que o conhecimento  possa fluir constantemente, temos que criar  condições   para que um determinado conhecimento  possa ser acessado(...)” (VIEIRA, 2004, p. 5)
“(...) Há pontos importantes que poderão nos ajudar a decidir a respeito de projetos   dessa natureza:
- começar pela organização das informações que são consideradas as mais relevantes.
- iniciar com um projeto-piloto limitado a um ponto bem determinado, deixando que iniciativas adicionais sejam estabelecidas a partir de novas demandas.
- Trabalhar em múltiplas frentes simultaneamente (tecnologia, organização, cultura).
- Não adiar a implementação dos estudos relativos a aspectos que temos a certeza de que são problemáticos, pois em pouco tempo, poderá ser tarde demais.
“Conquistar, o mais rapidamente possível, o envolvimento de toda a organização.(...)” (VIEIRA, 2004, p.5 e 6)
“A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar. Nesse sentido, os tópicos abaixo apresentam algumas considerações importantes sobre o problema:
- Pensar a organização por inteiro, isto é, como um sistema.
- Construir e facilitar a construção de grupos que aprendem a partir de sua prática.
- Concentrar-se em questões de desenvolvimento pessoal
- Levar em conta a cultura organizacional existente.
- Criar estruturas organizacionais menos hierárquicas e mais auto-organizadoras.(...)” (VIEIRA, 2004, p. 6)
“(...) é importante que se tenha uma visão mais estruturada  sobre os ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas nas escolas.(...)principais pontos, os quais  estão divididos em três fases muito relevantes:
1)    Criação do contexto para a TI;
2)    Desenho de sistemas de TI;
3)    Instalação do sistema de TI que vai ser utilizado. (VIEIRA, 2004, p.7)”

3) Comentários(parecer e crítica):

Pela análise do autor tem-se uma visão clara do papel proativo do gestor que deve estar atento às demandas da escola. Há a necessidade de um planejamento com o grupo para que as informações possam ser utilizadas, analisadas e com este conhecimento adquirido o conjunto de pessoas envolvidas possam realizar as transformações necessárias.
O que se pode observar pelas orientações do autor, não basta informatizar uma escola com computadores; é necessário que esses meios de comunicação sejam usados como instrumento facilitador e não sub - utilizado    com dados que não tem sentido algum e que não possam ser analisados e discutidos. O que se observa nas escolas atualmente são dados que não possuem nenhuma relevância transformadora  na ação pedagógica.
O gestor tem a responsabilidade, junto com a sua equipe pedagógica e professores, elaborar projetos que viabilizem ações para alcançar os objetivos pedagógicos principais da comunidade escolar, e que a comunidade esteja envolvida como um todo, havendo comprometimento e domínio das    tecnologias, seja por parte dos idealizadores, seja pelos usuários.

4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):


Diante da comunidade escolar e da resistência natural dos professores ao “novo”, como poderá o gestor sensibilizá-los para serem parceiros do projeto?  Quais são os dados relevantes e como obtê-los? Como será a aceitação da comunidade e de que maneira será realizada a capacitação dos usuários

2 comentários:

  1. Aqui estou. Tem um fichamento. Ainda não acrescentou o marcador de visitas. Está lindo e gostoso de ler, com cores suaves... Sucesso!

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