VIEIRA, ALEXANDRE
THOMAZ. Funções e Papéis da Tecnologia na Gestão Escolar, PUC - SP São Paulo, 2004
Resumo:
Analisa as condições
organizacionais para implementação dos sistemas de TI na escola e o que deve
ser observado pelo gestor para que haja sentido na existência dessa tecnologia
no ambiente pedagógico com a finalidade que a mesma seja eficiente e possa
atingir os objetivos proposta sendo assim, uma aliada no trabalho da equipe da
direção e coordenação pedagógicas.
2) Citações
principais do texto:
“A capacidade de
transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina,
sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente
humana. Para que tal transformação ocorra deve haver:
- Comparação: informações
relativas a uma situação (...). Ou seja, busca-se entender como essas informações
se relacionam com outras?
- Conseqüências: para
agir em relação ao fato que nos preocupa (...). Quer dizer, é importante saber:
essas informações são úteis na tomada de decisão?
- Conexões: quais as
relações desse novo conhecimento com o conhecimento acumulado?
- Conversação: o que
as outras pessoas pensam dessa informação? (...)”(VIEIRA, 2004, p.3)
“(...) Se pretendemos
ter um ambiente com tecnologia em que o
conhecimento possa fluir constantemente,
temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado(...)” (VIEIRA, 2004, p. 5)
“(...) Há pontos
importantes que poderão nos ajudar a decidir a respeito de projetos dessa natureza:
- começar pela
organização das informações que são consideradas as mais relevantes.
- iniciar com um
projeto-piloto limitado a um ponto bem determinado, deixando que iniciativas
adicionais sejam estabelecidas a partir de novas demandas.
- Trabalhar em
múltiplas frentes simultaneamente (tecnologia, organização, cultura).
- Não adiar a
implementação dos estudos relativos a aspectos que temos a certeza de que são
problemáticos, pois em pouco tempo, poderá ser tarde demais.
“Conquistar, o mais
rapidamente possível, o envolvimento de toda a organização.(...)” (VIEIRA, 2004, p.5 e 6)
“A implementação de
um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem
mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar. Nesse sentido,
os tópicos abaixo apresentam algumas considerações importantes sobre o
problema:
- Pensar a
organização por inteiro, isto é, como um sistema.
- Construir e
facilitar a construção de grupos que aprendem a partir de sua prática.
- Concentrar-se em
questões de desenvolvimento pessoal
- Levar em conta a
cultura organizacional existente.
- Criar estruturas
organizacionais menos hierárquicas e mais auto-organizadoras.(...)” (VIEIRA, 2004, p. 6)
“(...) é importante
que se tenha uma visão mais estruturada
sobre os ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas nas
escolas.(...)principais pontos, os quais
estão divididos em três fases muito relevantes:
1)
Criação do contexto para a TI;
2)
Desenho de sistemas de TI;
3)
Instalação do sistema de TI que vai ser
utilizado. (VIEIRA, 2004, p.7)”
3) Comentários(parecer
e crítica):
Pela análise do autor
tem-se uma visão clara do papel proativo do gestor que deve estar atento às
demandas da escola. Há a necessidade de um planejamento com o grupo para que as
informações possam ser utilizadas, analisadas e com este conhecimento adquirido
o conjunto de pessoas envolvidas possam realizar as transformações necessárias.
O que se pode
observar pelas orientações do autor, não basta informatizar uma escola com
computadores; é necessário que esses meios de comunicação sejam usados como
instrumento facilitador e não sub - utilizado
com dados que não tem sentido algum e que não possam ser analisados e
discutidos. O que se observa nas escolas atualmente são dados que não possuem
nenhuma relevância transformadora na
ação pedagógica.
O gestor tem a
responsabilidade, junto com a sua equipe pedagógica e professores, elaborar
projetos que viabilizem ações para alcançar os objetivos pedagógicos principais
da comunidade escolar, e que a comunidade esteja envolvida como um todo,
havendo comprometimento e domínio das tecnologias,
seja por parte dos idealizadores, seja pelos usuários.
4)Questionamentos (questões
levantadas e dúvidas):
Diante da comunidade
escolar e da resistência natural dos professores ao “novo”, como poderá o
gestor sensibilizá-los para serem parceiros do projeto? Quais são os dados relevantes e como
obtê-los? Como será a aceitação da comunidade e de que maneira será realizada a
capacitação dos usuários
Olá, querida.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog.
Aqui estou. Tem um fichamento. Ainda não acrescentou o marcador de visitas. Está lindo e gostoso de ler, com cores suaves... Sucesso!
ResponderExcluir